Artigos
 Substantivos
 Pronomes
 Determinantes
 Numerais
 Adjetivos
 Advérbios
 Conjunções
 Orações Subordinadas
 Verbos
 Orações Condicionais
 Mais Conteúdos [+]

 Exercícios Resolvidos
 Provas de Vestibular
 Simulados On-line
 Atividades

 Laifis de Inglês
 Área dos Professores
 Fórum de Discussão
 Vocabulário
 Tradutor de Palavras
 Matemática no Inglês
 Falsos Cognatos
 Situações Cotidianas
 Dicas de Inglês
 Na Boca do Povo

 Jogos On-line
 Trava-línguas
 Palíndromos
 Piadas
 Títulos de Filmes
 Rimas na Fala

 Inglês no Mundo
 Só Cultura
 Britânico x Americano
 Artigos e Reportagens
 Notícias
 Curiosidades
 Nomes e Apelidos
 Hinos
 Indicação de Livros
 Fale Conosco

 
Busca Geral

 

Inglês e carreira

Prove que você domina o inglês

Certificados de fluência são cada vez mais valorizados, mas é preciso investir no diploma que melhor se encaixa em seus planos de carreira

Correio Braziliense*

Além de estudar inglês com afinco e exibir essa habilidade no currículo, vá em busca de uma certificação se quiser tirar todo o proveito que esse conhecimento pode lhe dar. Há testes e certificações bem específicos no mercado, como o destinado a gestores de projetos, e outros que avaliam a fluência geral da língua. Por isso, dizem especialistas em carreira, é preciso que o profissional escolha a prova que é valorizada pelas empresas do setor onde planeja atuar (veja quadro abaixo).

Independentemente da certificação escolhida, o profissional deve ter em mente, porém, que não basta conquistar o diploma. No mercado, o importante mesmo é ter inglês fluente e provar ao empregador a capacidade de usar a língua em diferentes situações. É o que garante a vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Maria Inês Felippe:

- Não adianta mostrar um certificado se a pessoa não tem esse domínio que diz ter. Às vezes, a pessoa fez o exame há muito tempo, não praticou, e o certificado perdeu força.

Aos 16 anos, Isadora Freire Martins, por exemplo, já afia a língua para o mercado. A estudante do Ensino Médio pretende cursar engenharia elétrica e sabe que o inglês é essencial em carreiras ligadas à tecnologia.

- Depois do curso, eu posso fazer uma pós fora do Brasil e não vou precisar me preocupar com certificado - diz Isadora, que se prepara para o segundo teste de proficiência e optou pelos de Cambridge, porque são aceitos em toda a União Europeia.

Para garantir o certificado, ela precisará provar habilidade em leitura, escrita, vocabulário, desenvolvimento de ideias, fala e compreensão auditiva. Maria Inês aprova o cuidado. Segundo a especialista em carreira, uma certificação em inglês é um bom adicional ao currículo, mas não garante emprego. Durante as seleções, o recrutador pode testar o verdadeiro domínio do idioma, iniciando um diálogo em inglês ou pedindo uma redação.

- A pessoa vai ter um documento a mais, mas o empregador não quer diploma, quer prática - avisa a vice-presidente da ABRH.

A escolha certa

Confira alguns dos certificados de proficiência em inglês voltados para habilidades profissionais.


Inglês Britânico

> Organizador: Cambridge ESOL

Informações: www.cambridgeesol.org

Business English Certificates: indicado principalmente para profissionais de comércio e/ou negócios internacionais. O teste exige compreensão oral, leitura, redação e conversação. Há três níveis de competência.

Teaching Knowledge Test: recomendado para professores de inglês. É composto de três módulos independentes.

International Legal English Certificate: destinado a profissionais de direito. É preciso ser capaz de usar o idioma em situações do cotidiano, como reuniões e redação de propostas e memorandos.

> Organizador: British Council

Informações: www.britishcouncil.org.br

International English Language Testing System (IELTS): solicitado pela maioria das universidades do Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia, além de ser reconhecido no Canadá e EUA. Também usado por quem quer imigrar ou trabalhar em países de língua inglesa.


Inglês Americano

Project Management Professional (PMP): oferecido pelo Project Management Institute como forma de capacitação para profissionais de gerência de projetos. inscriçoes: www.pmi.org.

Examination for the Certificate of Proficiency in English (ECPE): certifica a proficiência em língua inglesa oral e escrita. É comumente usado como requisito para ascensão profissional e concessão de créditos educativos em universidades brasileiras.

Graduate Record Examination (GRE): avalia habilidades em inglês, matemática e escrita analítica. Requerido por universidades americanas para ingresso na seleção de pós-graduação. Informações pelo site: www.gre.org.

Test of English for International Communication (TOEIC): avalia conhecimento de compreensão oral e escrita. Indicado para fins comerciais. Informações pelo site: www.ets.org.

Test of English as a Foreign Language (TOEFL): indicado para ingresso em universidades estrangeiras. Programas de bolsas de estudo também o usam para avaliar candidatos. Informações no site: www.ets.org.


*Artigo do Correio Braziliense publicado no caderno "Emprego e Oportunidades" do jornal Zero Hora de 26/04/09.

 

Curta nossa página nas redes sociais!

 

 

Mais produtos

 

Sobre nós | Política de privacidade | Contrato do Usuário | Anuncie | Fale conosco

Copyright © 2008-2014 Só Língua Inglesa. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Grupo Virtuous.