Você está em Material de apoio > Tag questions

Tag questions

As tag questions são usadas, principalmente, para confirmar a informação dita na frase. Em português, a tradução da palavra tag é acréscimo, ou ainda, arremate.

Na Língua Portuguesa também existem question tags, que são chamadas de perguntas no final da frase e funcionam, basicamente, da mesma maneira. Elas sempre aparecerão no final da frase, separadas por vírgula.

Ela tem dezoito anos, não tem? She is eighteen years old, isn't she?  

A question tag discordará obrigatoriamente da primeira declaração da frase. Quando a primeira for afirmativa, a question tag será negativa, e quando ela for negativa, a question tag será positiva. Observe os exemplos:

Greg is very intelligent, isn't he? O Greg é muito inteligente, não é?

                +                     -

You aren't Brazilian, are you? Você não é brasileiro, é?

                 -                +

Quando a tag for negativa, será, obrigatoriamente, contraída, ou seja, nunca teremos uma tag como "is not she?", ou "does not he?". Veja os exemplos:

Jhon can ride a bike, can't he? O Jhon sabe andar de bicicleta, não sabe?  (can + not = can't = cannot)

Julie is your neighbour, isn't she? A Julie é sua vizinha, não é? (is + not = isn't)

Formação

As tag questions são formadas por duas frases. A primeira é formada de um sujeito, um auxiliar, verbo principal e um complemento (objeto direto, indireto, etc). Veja os exemplos:

Sujeito
Auxiliar
Verbo Principal
Complemento
You
can
drive
a car.
She
doesn't
like
chocolate .
They
have
done
the homework.

As segundas frases, chamadas question tags, são formadas pelo auxiliar e pelo sujeito que compõe a primeira frase. Exemplos:

Auxiliar
Sujeito
can't
you?
does
she?
haven't
they?
                                               

     

Como referenciar: "Tag questions" em Só Língua Inglesa. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 21/06/2024 às 11:37. Disponível na Internet em http://www.solinguainglesa.com.br/conteudo/questiontags1.php