Funções Sintáticas dos Substantivos - Syntactic Functions of Nouns

Os substantivos podem desempenhar diferentes papéis dentro do contexto frasal e textual em que aparecem; dependendo não somente da posição em que se encontram, mas principalmente das relações que mantêm com os demais termos da oração.

1. Sujeito da oração - Subject of the Sentence :

Quando um substantivo está na posição de sujeito, significa que ele é o termo (que pode ser pessoa, animal, lugar, coisa, ou ideia) sobre o qual o restante da oração diz algo.

A tip! - Dica!: Para localizar o sujeito, é preciso antes identificar o verbo e perguntar-se que termo(s) desempenha(m) a ação desse verbo. Uma vez localizado(s) esse(s) termo(s), teremos localizado o sujeito da oração. Exemplo:

The girl laughed hysterically. (A garota riu histericamente) - Qual é o verbo nessa oração? Laughed, pretérito de to laugh (rir). Quem riu? The girl (a garota). Assim, o sujeito desta oração é "the girl".

- Tente localizar o verbo e o sujeito dessas orações:

Pencils always break just before a big test. (Os lápis sempre quebram justamente antes de uma prova difícil.)

Qual é o verbo? to break (quebrar), que está no Simple Present; O que se quebram? Pencils. Logo, Pencils = sujeito da oração! Veja mais exemplos, tentando seguir esta lógica:

The dog barked all night. (O cachorro latiu a noite inteira.) - subject of the verb "to bark" = The dog.

Enthusiasm can be the difference between winnig and losing. (Entusiasmo pode ser a diferença entre ganhar e perder.) - Subject of the verb "to be" = Enthusiasm.

2. Predicativo do sujeito - Predicative Nominative or Predicate Noun:

Um predicativo do sujeito é o termo que atribui características ao sujeito por meio do verbo to be (ser, estar) ou de linking verbs (verbos de ligação), como to become (tornar-se), to remain (permanecer):

Bob is a postman. (Bob é carteiro.)

My brother is the funniest kid in the world! (Meu irmão é a criança mais divertida do mundo!)

Katherine will become chairperson of the committee.   (Katherine irá se tornar a presidente do comitê.)

A tip! - Dica!:

Você pode confirmar se um substantivo exerce a função sintática de predicativo do sujeito trocando-o de lugar com o sujeito. Se a oração continuar fazendo sentido, o substantivo em questão será um predicativo do sujeito. Exemplo:

Ms. Youngman is the substitute math teacher today.

The substitute math teacher today is Ms. Youngman.

Ms. Youngman = teacher; teacher = Ms. Youngman - logo Teacher é o substantivo com a função de predicativo do sujeito na primeira oração. Ms. Youngman é o substantivo próprio com a função de predicativo na segunda oração.

3. Objeto direto - Direct Object:

O substantivo com a função sintática de objeto direto é a pessoa, animal, lugar, coisa ou ideia (substantivo abstrato) que completa o sentido do verbo, "recebe" a ação do verbo, ligando-se a ele sem precisar do auxílio de preposição.

They saw Nancy alone at the movies. (Elas viram Nancy sozinha no cinema.)
Qual é o verbo da oração? Saw, passado de to see (ver, enxergar). Que ou quem foi visto por elas? Nancy. Portanto, Nancy é o objeto direto do verbo.

Superheroes fight injustice wherever they go. (Os super-heróis combatem a injustiça onde quer que vão.)
Qual é o verbo da oração? To fight (combater, lutar contra). Que ideia foi combatida pelos super-heróis? Injustice (a injustiça). Portanto, Injustice é o objeto direto do verbo.

From the top of the skyscraper, Sophia could hardly see the street. (De cima do arranha-céu, Sophia quase não podia enxergar a rua.)

Qual é o verbo da oração? To see (ver, enxergar).

Que lugar Sophia quase não podia enxergar? The street (a rua).

Portanto, the street é o objeto direto do verbo.

4. Predicativo do Objeto - Nominal Predicative of the Object or Object Complement

O substantivo com a função sintática de predicativo do objeto é aquele que completa o significado do objeto direto. Ele é utilizado quando o objeto direto não faria sentido total sozinho.

The country elected Lincoln president. (O país elegeu Linconln presidente.)

My grandfather named his dog Bubba. (Meu avô deu o nome de Bubba a seu cachorro.)

President e Bubba são predicativos do objeto. Sem esses substantivos, haveria informações faltando: não saberíamos para que cargo Lincoln tinha sido eleito ou que nome o avô tinha dado para seu cão.

    

Como referenciar: "Funções Sintáticas dos Substantivos - Syntactic Functions of Nouns" em Só Língua Inglesa. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2018. Consultado em 18/06/2018 às 10:41. Disponível na Internet em http://www.solinguainglesa.com.br/conteudo/substantivo22.php