Você está em Entretenimento > Rimas na fala

Canções de Crianças (Nursery Rhymes)

E, finalmente, já que estamos falando de rimas na fala, não poderíamos deixar de fora a modalidade cantada das rimas, que é normalmente onde as rimas se manisfestam com mais intensidade: as Nursery Rhymes.

Tratam-se de canções de crianças, ricas em rimas, que equivaleriam às cantigas de roda (ou cirandas ou brincadeiras de roda) e também às parlendas e cantigas de ninar do folclore brasileiro.

Apresentaremos nesta seção diversas Nursery Rhymes populares, as quais são canções tradicionais ensinadas às crianças pequenas. Os pais costumam cantar essas canções para seus filhos quando eles ainda são bebês, e as crianças normalmente aprendem logo as palavras. As rimas são populares porque são curtas, fáceis de pronunciar e contam histórias simples, em geral divertidas. Por exemplo, a canção Queen of hearts (Dama de Copas) fala sobre uma rainha que fez tortas para o rei, mas alguém as rouba e o rei acaba punindo o ladrão. Alguns personagens desta canção aparecem na história de Alice no País das Maravilhas:

Queen of Hearts

The Queen of Hearts
she made some tarts
all on a summer's day.
The Knave of Hearts,
he stole those tarts
and took them clean away
The King of Hearts
called for the tarts
and beat the Knave full sore.
The Knave of Hearts
brought back the tarts
and vowed he'd steal no more
.

Rhyme = rima, verso, poema.
Nursery = quarto de criança, berçário, creche.

Aprender Nursery Rhymes ainda nas fases iniciais da infância auxilia no desenvolvimento de vocabulário e, em alguns casos, na habilidade da contagem. Também ajuda as crianças a desenvolverem o gosto pela música. Geralmente, associam-se gestos, movimentos e danças com certas Nursery Rhymes. Conheça algumas dessas canções:

Queen of Hearts

Grand Old Duke of York

Mary Mary Quite Contrary

Ring-a-ring o' roses

Baa baa black sheep

Little Miss Muffet

Sing a Song of Sixpence

Three Blind Mice

Hush-a-bye

Humpty Dumpty

As I Was Going to St. Ives

This Little Piggy

Pat-a-Cake, Baker's Man

Oranges and Lemons

London Bridge is Falling Down

Eeny Meeny Miney Mo

Mary Had A Little lamb

Ride a Cock-Horse

Hey! diddle, diddle

Breve História:

As Nursery Rhymes são canções e versos curtos para crianças. Algumas são bem antigas, tendo mais de 220 anos. Uma antiga coleção de rimas, Mother Goose's Melody, foi publicada na Inglaterra por volta de 1780 e, 5 anos depois, nos Estados Unidos. A Mother Goose¹, por si só, é uma figura tradicional e contadora de histórias (tales), que foi incluida mais tarde na Pantomina². O nome dela é ainda associado com livros de Nursery Rhymes, especialmente nos Estados Unidos.

¹ Mother Goose (mamãe gansa) - Uma mulher velha que supostamente seria autora de Nursery Rhymes. Nas gravuras ela é retratada com nariz e queixo pontiagudos, montada nas costas de um ganso, que voa. Sua primeira aparição foi em dois livros publicados em Londres, Mother Gooses's Tales (1768) e Mother Goose's Melody; Ou Sonnets for the Cradle (1781), um dos quais provavelmente foi escrito por Oliver Goldsmith. O nome Mother Goose vem de parte de uma expressão francesa e significa "histórias das velhas esposas" (Old wives's tales).

² Pantomine - Tradicionalmente britânico, as pantominas são representações postas no teatro nas semanas da época de natal. São peças voltadas para as crianças, baseadas em Nursery Rhymes. Combina conto de fadas com comédia, música e canto, acrobacias e poesia. Entre as pantominas mais populares encontram-se Alladdin, Babes in the Wood, Cinderella, Dick Whittington e, Jack and the Beanstalk (João e o pé de feijão).

         

Como referenciar: "Canções de Crianças (Nursery Rhymes)" em Só Língua Inglesa. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2018. Consultado em 18/06/2018 às 10:48. Disponível na Internet em http://www.solinguainglesa.com.br/conteudo/rimas/rima5.php